Educação infantil

A infância é um período essencial para o desenvolvimento humano. As crianças surdas necessitam de um espaço de apropriação da Língua de Sinais, que é a sua língua materna. Na Escola AAVIDA a Educação Infantil tem por meta o desenvolvimento da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais pela criança surda, portanto privilegia momentos para esta construção.

Para garantir aos surdos a aquisição da linguagem da forma mais natural possível, tanto quanto é o acesso à linguagem para a criança ouvinte, alunos de diversas idades, profissionais surdos e ouvintes compõem o grupo de estimulação das crianças. A proposta pedagógica está baseada na concepção sociointeracionista, enfatizando a importância do lúdico e do brincar na Educação Infantil. Nesta etapa a parceria e o envolvimento da família com a escola são fundamentais.

A Educação Infantil é dividida em dois segmentos:

Educação Precoce - 0 a 03 anos:

Neste segmento a família é chamada a participar das atividades e é apoiada e orientada sobre a surdez e as potencialidades da criança. O trabalho pedagógico segue as orientações do RCNEI – Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil, objetivando o desenvolvimento da linguagem com foco na LIBRAS. O atendimento é realizado em pequenos grupos, duas vezes por semana. Os alunos são atendidos por uma equipe formada por: assistente educacional surda, pedagoga, fonoaudióloga e psicóloga.

Pré Escola - 04 a 05 anos:

Nesta etapa os interesses e necessidades da criança são orientados pelo tripé: brincar, educar e cuidar, previstos no RCNEI e tem como meta o desenvolvimento integral do aluno. A construção da LIBRAS continua sendo o foco principal, pois somente através desta o aluno surdo construirá os conceitos necessários à sua aprendizagem. A presença de professores fluentes em LIBRAS e a interrelação dos alunos com outros surdos de idades variadas garantem uma aprendizagem significativa e eficiente. Somente a partir da LIBRAS os surdos são capazes de tornarem-se sujeitos plenos, saudáveis e feliz.